Informações e preparo
O radiofármaco fluoestradiol-18F ou FES[F18] é um análogo do hormônio estrogênio marcado com um elemento radioativo (flúor-18). Após a administração deste composto, ele se concentra em células com receptor de estrogênio positivo. O aparelho de PET pode visualizar a localização do flúor-18 dentro do corpo humano. O estudo de PET-CT com FES[F18] é utilizado para identificar e caracterizar o câncer de mama com receptor de estrogênio positivo.
No exame, o FES[F18] é administrado por via endovenosa. Após aproximadamente 60 minutos de espera, são realizadas imagens da distribuição do radiofármaco (PET) no mesmo aparelho, seguidas de imagens de tomografia computadorizada (CT), geralmente abrangendo as regiões da cabeça e do tronco. Se clinicamente indicado, o estudo pode ser complementado com imagens de tomografia computadorizada com contraste iodado. A administração do FES[F18] possui baixas doses de radiação, minimizando os riscos de reações
adversas agudas. Caso necessário, o estudo pode incluir imagens de tomografia computadorizada com contraste iodado.
O estudo possui um excelente perfil de segurança, com doses de radiação baixas, não apresentando chances significativas de reações adversas agudas. Nossa equipe está comprometida com as melhores práticas médicas e adotará protocolos para reduzir ao mínimo a exposição à radiação, assegurando a realização de exames com
alta qualidade técnica.
Mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou amamentando devem informar a equipe médica antes do exame devido ao risco teórico da radiação ionizante para fetos e recém-nascidos.
Não há relatos de efeitos colaterais graves pela administração do radiofármaco.
A administração de contraste iodado para tomografia computadorizada apresenta riscos, como reações alérgicas ou toxicidade renal, sendo importante informar à equipe médica caso haja histórico de alergias ao iodo ou doença renal.
Na eventualidade de uma reação alérgica, a equipe médica estará disponível para tratar os sintomas.
Eventuais eventos adversos associados à punção venosa periférica podem incluir dor, vermelhidão e flebite no local da injeção, apesar dos cuidados preconizados pela equipe.
Como a administração adequada do radiofármaco é crucial para a qualidade do exame, pode ser necessário mais de uma tentativa de punção para garantir um bom acesso venoso.
A duração do exame é de aproximadamente 3 horas.
Dieta:
Não é necessário fazer jejum. Manter boa hidratação no dia do exame.
Medicamentos:
Suspender medicamentos antagonistas de receptores de estrogênio por pelo menos 5 semanas, como fulvestranto (Faslodex®) e tamoxifeno (Novaldex®, Taxofen®, Tecnotax® ou Festone®). Inibidores de aromatase, como anastrozol (Arimidex®), letrozol (Femara®) e exemestano (Aromasin®), não precisam ser suspensos. Não modificar o esquema de terapia sem consentimento e orientação do médico responsável pelo tratamento.
Cuidados após o exame:
Não há necessidade de cuidados especiais após o exame.
Projetada para oferecer qualidade e excelência na realização de análises clínicas e exames de diagnósticos por imagens, a unidade integrada de diagnósticos possui uma estrutura moderna e um corpo clínico especializado em Medicina Nuclear.