No Richet Talks conversamos com o Dr Antonio Siciliano, Diretor Médico do Setor de Diagnóstico por imagem do Richet Medicina & Diagnóstico, que nos falou sobre o exame de PET-CT Scan.
Ele nos explicou que o exame é uma combinação de uma tomografia computadorizada, que nos fornece uma avaliação anatômica da região estudada e também um exame por traçador radioativo que nos mostra a atividade metabólica das células.
Essa capacidade de avaliar o comportamento metabólico das células faz com que a especialidade que mais utiliza e se beneficia desse método seja a oncologia, já que se pode lançar mão desse exame não só para o esclarecimento diagnóstico e estadiamento, mas principalmente para avaliar eficácia de tratamento e como uma ferramenta de auxiliar no desenho da melhor estratégia de tratamento.
O desenvolvimento de novos radiotraçadores traz a perspectiva de que outras especialidades também demandem esse tipo de método, como por exemplo, a neurologia com a possibilidade de avaliação de quadros demenciais.
Com tudo isso, o PET-CT Scan é uma nova fronteira na avaliação de vários quadros clínicos e, como foi falado pelo Dr Siciliano, uma excelente ferramenta de acompanhamento, auxiliando as decisões dos médicos assistentes.