Técnica revolucionária capaz de realizar de uma só vez imagens metabólicas do PET e imagens anatômicas de tomografia computadorizada (CT), o PET-CT desde sua implantação teve significativa aceitação pela comunidade médica. A integração entre as duas modalidades de imagem potencializa ainda mais a qualidade das informações obtidas pelas imagens geradas, de forma que o resultado representa mais do que o simples somatório das duas técnicas.
O exame de PET-CT tem elevada acurácia diagnóstica e frequentemente pode até mesmo reduzir os custos do paciente com câncer na totalidade, visto que, em alguns casos, diminui a necessidade de procedimentos invasivos diagnósticos. É considerado uma das modalidades de exame de diagnóstico por imagens mais avançadas no diagnóstico, estadiamento e seguimento de diversos tipos de câncer, podendo ser também aplicado em casos selecionados de afecções neurodegenerativas, cardíacas e inflamatórias.
Recém-chegado no Brasil, o exame de PET Amiloide representa um grande avanço na avaliação de pessoas com comprometimento cognitivo através da visibilização de placas amiloides no cérebro, que são os principais suspeitos de danificar e matar células nervosas na doença de Alzheimer. As principais indicações do PET Amiloide são para confirmar ou excluir um diagnóstico de doença de Alzheimer em pacientes que apresentam demência em uma idade mais jovem do que o esperado, em pacientes com distúrbios cognitivos leves, que não preenchem os critérios para doença de Alzheimer e naqueles com um diagnóstico incerto.