Os exames de PET-CT proporcionam informações resultantes de dados funcionais e morfológicos, a partir da combinação da análise da distribuição do rádiofármaco com a anatomia retratada pela tomografia. A resultante final representa muito mais do que o somatório das duas técnicas, contribuindo substancialmente na tomada de decisão em Oncologia.
A FDG-18F explora o aumento das taxas metabólicas glicolíticas em diversos tumores, tem relação direta com a agressividade tumoral e a presença de células neoplásicas viáveis. Amplamente utilizado em oncologia há décadas, as principais indicações já fazem parte do ROL da ANS, nas seguintes situações clínicas:
Este radiofármaco pode ser marcado com Gálio-68 ou Flúor-18 e explora a hiperexpressão de receptores de somatostatina presentes em Tumores Neuroendócrinos (TNE), sobretudo os gastroenteropancreáticos (carcinoides, por exemplo) e os tumores do sistema simpatoadrenal (como o neuroblastoma e o feocromocitoma).
Este radiofármaco explora a presença do Antígeno Prostático Específico de Membrana que é uma glicoproteína hiperexpressada na membrana das células neoplásicas de origem prostática, podendo ser usado no contexto clínico de:
O FES tem afinidade pelos receptores de estrogênio. O radiofármaco é utilizado no contexto do câncer de mama para caracterizar in vivo lesões metastáticas com receptores de estrogênio objetivando o planejamento e acompanhamento terapêutico mais adequado. Pode ainda auxiliar no estadiamento inicial do subtipo histológico carcinoma lobular invasivo que frequentemente demonstram baixos índices de captação pelo FDG.
Os avanços mais recentes nos estudos de PET-CT têm ocorrido sobretudo no desenvolvimento de novos radiotraçadores, destacando-se o uso de radiofármacos já consagrados na literatura, como FDG (glicose radiomarcada) para diversos tipos de neoplasias, agora somado ao PSMA e FES, no manejo clínico do câncer de próstata e mama, respectivamente. Os radiofármacos empregados nos exames de PET/CT do Serviço de Medicina Nuclear do RICHET – Medicina & Diagnóstico tem as suas aplicações baseadas de forma consistente no estado da arte da tecnologia e do conhecimento médico.
Os exames PET-CT estão disponíveis na unidade integrada de diagnósticos BarraShopping, que conta com um corpo clínico especializado em Medicina Nuclear.