As gastrenterites infecciosas afetam grande parte da população mundial. A Organização Mundial de Saúde estima que ocorram cerca de dois bilhões de casos a cada ano, sendo essa a principal causa de morbidade e mortalidade de origem infecciosa e a maior causa de mortalidade em crianças menores de cinco anos.
A grande maioria das diarreias de origem infecciosa é tratável, entretanto, em muitos dos casos, o isolamento do agente etiológico não é possível. Mesmo quando são realizados os exames adequados, cerca de 30% dos casos podem permanecer sem etiologia definida.
As gastrenterites infecciosas podem ter origem parasitária, bacteriana ou viral. Nos últimos anos, foram desenvolvidos testes capazes de identificar grande parte dos microrganismos envolvidos nestes processos.
O Laboratório Richet oferece um Painel para o diagnóstico de gastrenterites infecciosas que inclui os seguintes testes:
Para Pesquisas de Parasitas:
Para Cultivo de Agentes Bacterianos:
Para Pesquisas Virais:
Este painel é realizado a partir da coleta de amostras de fezes frescas e fezes em conservantes, em frascos fornecidos pelo laboratório que podem ser retirados em qualquer uma das unidades de atendimento do Laboratório Richet, juntamente com instruções de coleta para os pacientes.