Novo teste de RT-PCR para SARS-CoV-2 em amostras de saliva


08.07.21
EXAME INDISPONÍVEL NO MOMENTO

 

O Richet passou a disponibilizar o teste RT-PCR para SARS-CoV-2 em amostras de saliva, com a mesma plataforma que já vinha sendo utilizada para amostras de nasofaringe. Trata-se de um protocolo desenvolvido e amplamente validado pelo fabricante do teste (Allplex SARS-CoV-2®, Seegene, Coreia do Sul).

Nos processos de validação interna, obtivemos resultado semelhantes aos obtidos em amostras de nasofaringe, com possibilidade de detecção em amostras com CT < 39. Lembrando que o CT equivale à quantidade de ciclos necessários para a detecção e que é inversamente proporcional à quantidade de material viral contida na amostra. No protocolo utilizado, são realizados 40 ciclos antes da conclusão de “não detectado”. Portanto, um teste que seja capaz de detectar a presença de vírus em até o 39º ciclo apresenta um excelente grau de sensibilidade e garante que o teste pode ser utilizado tanto em pacientes sintomáticos nos quais costumamos observar CTs < 30, quanto em pacientes assintomáticos, cujos CTs geralmente são > 30.

Teste: RT-PCR para SARS-CoV-2 em Saliva

Amostra: Mínimo de 1ml de saliva coletada em frasco fornecido pelo laboratório.

Tempo para o resultado: Em até 48 horas.

Aplicação: Pacientes sintomáticos e assintomáticos.

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARTIGO

Dr. Helio Magarinos
Diretor Médico
CRM 52.47173-0
Diretor do Richet Medicina & Diagnóstico, Especialista em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clinica (SBPC), da American Association for Clinical Chemistry (AACC), da American Society for Microbiology (ASM), da American Molecular Pathology (AMP) e da European Society for Microbiology and Infectious Diseases (ESCMID).