Mamografia com Tomossíntese


12.06.24
Baseado nas vantagens da tomossíntese, as novas diretrizes de setembro de 2023, do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Frebasgo) recomendam que a tomossíntese seja o método preferencial de rastreamento, quando disponível.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o câncer mais comum entre as mulheres, respondendo por 23% dos casos novos a cada ano. A detecção em um estágio inicial, aumenta as taxas de cura e permite cirurgias menos agressivas.

Mamografia Digital

A mamografia é um dos principais exames para detecção precoce da doença. É o único método de rastreamento com comprovação científica de redução da mortalidade por câncer de mama, aumento da sobrevida e possibilidade de tratamentos menos agressivos. A mamografia digital realiza exames mais rápidos, com menor exposição à radiação e imagens com alta resolução espacial, permitindo o estudo detalhado do tecido mamário. A compressão da mama é importante para diminuir a sobreposição do tecido mamário melhorando a definição das imagens e redução na dose de radiação. O benefício do diagnóstico precoce é muito maior do que o risco da baixa dose de radiação.

Se não houver risco aumentado para o câncer de mama, todas as mulheres, a partir dos 40 anos, devem iniciar o rastreamento anual com mamografia.

Tomossíntese

É uma tecnologia da mamografia digital, aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA), desde 2011. Nesta técnica o tubo de raios-X se movimenta, resultando em cortes sequenciais, permitindo a visualização tridimensional da mama. São realizadas várias imagens bem finas em diferentes ângulos, como um filme, que são analisadas pelo médico radiologista em computadores especializados de alta resolução. A técnica minimiza os efeitos da sobreposição de tecido, sobretudo nas mamas densas, permitindo a melhor caracterização das lesões, reduzindo o número de complementações, reconvocações e número de biópsias. O posicionamento (2 incidências) e a compressão é a mesma da mamografia digital, assim como o aparelho, podendo os 2 exames serem realizados juntos e com a mesma compressão. As principais limitações são as mamas extremamente densas, quando o rastreamento suplementar com a ultrassonografia pode auxiliar na avaliação. 

Atualmente, Mamografia, Tomossíntese, Ultrassonografia e Ressonância Magnética são os exames disponíveis para o diagnóstico das lesões da mama, todos disponíveis no Centro Integrado do Richet, localizado no Centro Médico II do BarraShopping.

 

Serviço de Assessoria ao Médico (SAM)

Visando oferecer um suporte personalizado e eficiente para todas as suas necessidades, disponibilizamos canais diretos e exclusivos para o colega médico, onde é possível tanto realizar solicitações, notificações de urgência, auxílio no acesso a resultados de exames, bem como para discussões de casos e resultados com nossa equipe médica e demais profissionais da saúde.

(21) 3184-3131

(21) 99231-4407

Atendimento WhatsApp: Para acesso, escolha a opção número 1

E-mail: sam@richet.com.br

 

Baixe o artigo aqui