Influenza A H1N1 2009 – Detecção rápida por biologia molecular


24.10.16

As infecções virais do trato respiratório inferior, incluindo as causadas pelo vírus Influenza, estão entre as doenças infecciosas mais comuns em seres humanos que causam morbidade e mortalidade. Estas infecções causam grande encargo econômico e social, devido à diminuição da produtividade e aos custos com os cuidados de saúde pública. As taxas de internação hospitalar devido a este tipo de infecção geralmente estão mais elevadas nas faixas etárias mais jovens ou mais velhas, e também em pacientes portadores de comorbidades subjacentes ou de maior risco, como gestantes. O tratamento antiviral contra o vírus Influenza A H1N1 2009, Ostelmavir,  apresenta sua maior eficácia quando corretamente aplicado nos primeiros quatro dias de infecção. Outro dado importante é que outras variantes do vírus da Influenza A, como o tipo H1N1 sazonal, são resistentes ao tratamento com ostelmavir, tornando o diagnóstico laboratorial rápido de grande importância em casos mais críticos e em grupos de maior risco.

De todos os testes disponíveis para o diagnóstico de infecções pelo vírus Influenza A, os que empregam metodologia molecular são os que apresentam maior eficácia. Entretanto, também demandam grande complexidade técnica e tempo para obtenção do resultado. Um novo teste, que recentemente obteve aprovação do órgão regulador americano, FDA, chamado Xpert Flu, apresenta a vantagem de ser de fácil execução e fornecer resultados com grande rapidez, em torno de 70 minutos. O teste é realizado através do equipamento GeneXpert, o mesmo utilizado para a detecção de DNA de outros agentes como M. tuberculosis, C. difficile, GBS, MRSA e VRE.

Em recentes estudos, quando comparado com testes de referência como a cultura celular e o sequenciamento genético, o Xpert Flu obteve resultados semelhantes aos outros testes moleculares até então utilizados, com sensibilidade e especificidade muito próximas a 100%.

O teste Xpert Flu fornece resultados distintos para a presença de RNA dos vírus Influenza A H1N1 2009, Influenza A sazonal e Influenza B. A amostra indicada é a secreção nasal, obtida por swab. O teste se encontra disponível na Unidade Richet do Hospital Samaritano, com atendimento 24 horas.

Referência bibliográfica

S. M. Novak-Weekley, E. M. Marlowe, M. Poulter, D. Dwyer, D. Speers, W. Rawlinson, C. Baleriola, and C. C. Robinson, Evaluation of the Cepheid Xpert Flu Assay for Rapid Identification and Differentiation of Influenza A, Influenza A 2009 H1N1, and Influenza B Viruses, J Clin Microbiol 2012 50(5):1704.  

Baixe o artigo aqui