Nesse episódio do Richet Talks fizemos uma mudança. O “host” de hoje é Dr Helio Magarinos Torres Filho, Diretor Médico do Richet Medicina e Diagnóstico, e nosso habitual “host” Dr Luis Fernando Correia responderá as perguntas do Dr Helio.
O Dr Luís Fernando ressaltou a carência da população brasileira em relação às informações de saúde e que quando a população puder entender e ter acesso à informações de saúde de qualidade e baseadas em evidências científicas, essa mesma população poderá assumir seu papel de tomar conta de sua saúde sem que as determinações dos médicos sejam impostas de cima para baixo, como é hoje em dia.
Um aspecto fundamental levantado pelo Dr Luís Fernando é a participação das Sociedade Médicas de Especialidades que devem assumir mais essa liderança de comunicação com a população as associações e sociedades médicas deveriam ser as fontes onde as pessoas buscariam uma informação de saúde confiável.
A maioria das sociedades produz discussões de qualidade, porém sem conseguir atingir a levar as questões para a população.
Os próprios conselhos de Classe, regionais e federais deveriam também se posicionarem como fonte de informação.
No início dos portais e sites médicos, foi criado um selo de qualidade de informação que alguns sites brasileiros buscaram esse credenciamento.
No advento das mídias sociais, a credibilidade passa a ser mais individualizada e se as estruturas que falamos antes, Sociedades Médicas e Associações de Especialidade se colocarem como fonte confiável, isso pode trazer a diminuição das Fake News que estão circulando.
A Sociedade Civil organizada deverá ser a fonte de pressão democrática cobrando que as empresas de internet se policiem e retirem vídeos e postagens inadequados.
Tudo isso pode levar que as Fakes News em nosso meio diminuam.
A Comunicação de Saúde tem responsabilidade social enorme, pois uma epidemia pode acontecer se notícias falsas circularem.
Uma boa ideia segundo o Dr Luís Fernando pode ser a criação de cadeiras eletivas nos cursos de profissionais de saúde e dos cursos de comunicação falando e treinando Comunicação de Saúde.