Fake News e Saúde


25.09.19

Nesse episódio do Richet Talks fizemos uma mudança. O “host” de hoje é Dr Helio Magarinos Torres Filho, Diretor Médico do Richet Medicina e Diagnóstico, e nosso habitual “host” Dr Luis Fernando Correia responderá as perguntas do Dr Helio.

Qual a importância da divulgação das informações científicas?

O Dr Luís Fernando ressaltou a carência da população brasileira em relação às informações de saúde e que quando a população puder entender e ter acesso à informações de saúde de qualidade e baseadas em evidências científicas, essa mesma população poderá assumir seu papel de tomar conta de sua saúde sem que as determinações dos médicos sejam impostas de cima para baixo, como é hoje em dia.

Um aspecto fundamental levantado pelo Dr Luís Fernando é a participação das Sociedade Médicas de Especialidades que devem assumir mais essa liderança de comunicação com a população as associações e sociedades médicas deveriam ser as fontes onde as pessoas buscariam uma informação de saúde confiável.

A maioria das sociedades produz discussões de qualidade, porém sem conseguir atingir a levar as questões para a população.

Os próprios conselhos de Classe, regionais e federais deveriam também se posicionarem como fonte de informação.

Como lidar com a Internet como fonte de informação?

No início dos portais e sites médicos, foi criado um selo de qualidade de informação que alguns sites brasileiros buscaram esse credenciamento.

No advento das mídias sociais, a credibilidade passa a ser mais individualizada e se as estruturas que falamos antes, Sociedades Médicas e Associações de Especialidade se colocarem como fonte confiável, isso pode trazer a diminuição das Fake News que estão circulando.

A Sociedade Civil organizada deverá ser a fonte de pressão democrática cobrando que as empresas de internet se policiem e retirem vídeos e postagens inadequados.

Tudo isso pode levar que as Fakes News em nosso meio diminuam.

A Comunicação de Saúde tem responsabilidade social enorme, pois uma epidemia pode acontecer se notícias falsas circularem.

E como melhorar a comunicação?

Uma boa ideia segundo o Dr Luís Fernando pode ser a criação de cadeiras eletivas nos cursos de profissionais de saúde e dos cursos de comunicação falando e treinando Comunicação de Saúde.

 

Ouça nosso podcast no Spotify

Ou ouça aqui no nosso player

Dr. Helio Magarinos
Diretor Médico
CRM 52.47173-0
Diretor do Richet Medicina & Diagnóstico, Especialista em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clinica (SBPC), da American Association for Clinical Chemistry (AACC), da American Society for Microbiology (ASM), da American Molecular Pathology (AMP) e da European Society for Microbiology and Infectious Diseases (ESCMID).
Dr. Luis Fernando Correia
M.D. Comentarista de Saúde
CRM 52.50238-4
Médico, Clínico Geral e Intensivista. Comentarista de Saúde Rádio CBN, Rede Globo de TV, GloboNews.