Citologia em meio líquido


12.06.24

A melhor metodologia de coleta a seu alcance no Richet.

Citologia cervical em meio líquido (BD SurePath®) é uma metodologia que contribui para a melhoria no tratamento clínico do câncer através de um aumento da sensibilidade na detecção, no diagnóstico e no estadiamento da doença.

O método foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a sensibilidade e especificidade dos testes de citologia cervical, através da padronização da coleta, melhor identificação celular e, ao mesmo tempo, oferecendo a conveniência de uma coleta única para exames de Papanicolaou e testes de diagnóstico molecular, incluindo o microbioma vaginal por sequenciamento de nova geração.


O uso da metodologia de coleta BD SurePath® garante que 100% do material coletado é enviado para o laboratório, pois o dispositivo de coleta, seja escova ou espátula, é dispensado diretamente no interior do frasco, diferentemente da técnica de enxágue, a qual pode resultar em uma perda média de 37% das células.


Por isso, o teste de Papanicolaou em meio líquido BD SurePath™ fornece a mais alta detecção de doença HSIL+ e a menor taxa de resultados insatisfatórios em comparação com a citologia convencional e com o método de coleta por enxágue da escova para citologia em meio líquido.

O processo de citologia em meio líquido é baseado no enriquecimento celular com separação e redução da quantidade de materiais interferentes que possam causar obscurecimento na leitura (tais como sangue, muco e células inflamatórias), e proporciona uma melhor e mais rápida visualização das células de interesse para o diagnóstico tais como células escamosas, glandulares endocervicais e endometriais, etc. Não há necessidade de etapas extra durante o processamento para aquelas amostras com excesso de sangue ou muco, o que torna o procedimento mais rápido e padronizado, levando a resultados mais uniformes e confiáveis, e maior sensibilidade e especificidade.

Outra grande vantagem é que o mesmo material coletado para a citologia líquida pode também ser utilizado para estudo de painéis moleculares tanto para DST (como Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis), quanto para identificação e tipagem do HPV. Mesmo após o envio da amostra, e o laudo citológico, é possível solicitar a inclusão de novos testes moleculares até 60 dias após a coleta.

Conheça as evidências:

• Foi comprovado que apenas o exame de Papanicolau em meio líquido BD SurePath™, diminui a taxa de exames insatisfatórios
consideravelmente, em virtude do seu processo exclusivo de enriquecimento celular (1-6).

• A presença de sangue é um dos sintomas primários em pacientes com câncer do colo do útero (4). Na coleta BD SurePath™ não se observa comprometimento na amostragem celular na adição de 50 microlitros de sangue a amostra (6).

• O exame de Papanicolau em meio líquido BD SurePath™, remove possíveis interferentes, como sangue, muco e células inflamatórias,
auxiliando na visualização de células relevantes para o diagnóstico, reduzindo a necessidade de retorno das pacientes para recoleta (1,6).

 

O exame de Papanicolau em meio líquido BD SurePath™, oferece (1,3–5):

• Baixas taxas de insatisfatórios, reduzindo o retorno das pacientes para repetição de exames (7);

• Baixa frequência de ASCUS, minimizando a realização de testes adicionais;

• Aumento de 64,4% na detecção de HSIL+ em comparação ao exame de Papanicolau convencional (2,8);

• Identificação de mais lesões precursoras, resultando em menos casos de câncer do colo do útero no período de acompanhamento (9).

 

O Richet disponibiliza gratuitamente kits para coleta de citologia líquida contendo frascos com líquido de preservação e enriquecimento celular e combinações de escova e espátulas com cabeças destacáveis, específicas para a coleta em seu consultório médico.

Referências:

  1. Moriarty A et al. Arch Pathol Lab Med. 2009;133(12):1912–1916.
  2. BD PrepStain ProductInsert (v0.1)WHC_DA_2018_PREPSTAIN PRODUCT INSERT (v0.2).
  3. Sass MA. Acta Cytol. 2004;48(1):17–22.
  4. Fontaine D et al. BMJ Open. 2012; doi:10.1136/bmjopen-2012-000847.
  5. Marino J et al. J Reprod Med. 2001;46(4):353–358.
  6. Sweeney B et al. Cancer. 2006;108(1):27–31.
  7. Fremont-Smith M et al. Cancer Cytopathol. 2004;102(5):269–279.
  8. Nance KV. Diagn Cytopathol. 2007;35(3):148–153.
  9. Rozemeijer K et al. BMJ. 2017;356(j504):1–9.
  10. https://amb.org.br/cbhpm/
 
Serviço de Assessoria ao Médico (SAM)

Visando oferecer um suporte personalizado e eficiente para todas as suas necessidades, disponibilizamos canais diretos e exclusivos para o colega médico, onde é possível tanto realizar solicitações, notificações de urgência, auxílio no acesso a resultados de exames, bem como para discussões de casos e resultados com nossa equipe médica e demais profissionais da saúde.

(21) 3184-3131

Atendimento WhatsApp: Escolha a opção número 1
(21) 2272-3017 (clique aqui para acessar)

E-mail: sam@richet.com.br

Dra. Cláudia Pires
Patologia e Citopatologia
CRM 52.54356-1
   
Dr. Helio Magarinos
Diretor Médico
CRM 52.47173-0
Diretor do Richet Medicina & Diagnóstico, Especialista em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clinica (SBPC), da American Association for Clinical Chemistry (AACC), da American Society for Microbiology (ASM), da American Molecular Pathology (AMP) e da European Society for Microbiology and Infectious Diseases (ESCMID).