Mensagem da liderança
A sociedade e o ambiente de negócios mudam rapidamente, o que nos leva continuamente a reinventar nossa forma de atuação e repensar nossos relacionamentos com colaboradores e parceiros. Esta é a razão pela qual julgamos importante atualizarmos constantemente nosso Código de Conduta e as ferramentas utilizadas para prevenirmos e/ou detectarmos eventuais infrações, como o nosso Canal de Denúncias.
O Código de Conduta Richet confirma nossa tradição de sermos comprometidos com os mais altos padrões de ética e integridade nas nossas práticas assistenciais, bem como em nossas transações comerciais.
Acreditamos que a atuação de todos de acordo com os princípios estabelecidos neste Código de Conduta contribui para o crescimento, a sustentabilidade e a longevidade do negócio. Ainda que possam, eventualmente, surgir tópicos que não estejam diretamente cobertos neste documento, o Código de Conduta Richet contém diretrizes sobre o comportamento a ser adotado no ambiente de negócios, ao mesmo tempo em que promove e fortalece a missão, visão e valores da nossa organização.
Todos os nossos colaboradores e parceiros de negócio devem observar os princípios estabelecidos no Código de Conduta Richet. Esperamos que a ética norteie a realização de todas as atividades sob a responsabilidade de cada um.
Se cada um de nós, pessoalmente, se comprometer com um comportamento de acordo com os princípios deste Código, indubitavelmente nos orgulharemos não apenas de atingirmos nossos objetivos de negócio como também de sermos fiadores de uma Richet como uma organização solidamente ética.
O Código de Conduta Richet (“O Código”) é um guia prático sobre como todos os colaboradores e parceiros devem realizar, com integridade, nossas atividades assistenciais e de negócio. O Código tem como base a missão e os valores de nossa organização. É um compromisso da empresa em promover padrões éticos e de transparência na resposta a questionamentos do negócio advindos de diferentes partes interessadas ou “stakeholders”. Adicionalmente, este documento também fornece diretrizes de atuação sobre a forma apropriada de conduta em situações complexas, nas quais nem sempre o direcionamento adequado pode estar tão claro.
É crucial para o Richet preservar sua reputação de honestidade e integridade na forma como conduz seus negócios. Todos os colaboradores e parceiros devem ler e entender este Código de Conduta, participar de treinamentos e conhecer as políticas e procedimentos corporativos correlatos, de forma a se familiarizar sobre como aplicar as diretrizes contidas aqui de forma correta.
Faça aqui o download do Código de Conduta do Richet.
O Código de Conduta Richet é composto pelos seguintes princípios:
1 Respeito a leis, padrões e regulamentações
2 Conduta profissional
3 Integridade nos negócios
4 Relações confiáveis com diferentes stakeholders
O setor de atuação do Richet contempla um ambiente complexo e com constantes mudanças em leis, padrões e regulamentações.
A companhia está comprometida em atuar em conformidade com todas as leis, padrões e regulamentações aplicáveis ao nosso negócio. Respeitamos também todas as diretrizes de associações das quais somos membros, tais como o Conselho de Medicina, Conselho de Enfermagem, Conselho de Nutrição, dentre outros.
Caso algum colaborador ou parceiro de negócio identifique algum aspecto legal com relação ao qual tenha dúvida sobre a interpretação correta, é obrigatório que efetue consulta ao Departamento Jurídico antes de tomar qualquer atitude. O Richet não aceita desculpas para infrações tais como a falta de tempo para consultar o Departamento Jurídico, a ignorância sobre o fato ou, ainda, a alegação de que estava agindo “de boa fé”.
O Richet espera que todos os seus colaboradores se comportem de forma profissional, ética e respeitosa durante a execução das suas atividades cotidianas. Nossa companhia condena qualquer forma de discriminação ou assédio, de qualquer natureza.
É expectativa Do Richet que nossos colaboradores atuem sempre no melhor interesse da companhia e dos pacientes, devendo, a todo o momento, cuidar dos ativos da empresa, respeitar o meio ambiente e não desperdiçar recursos. É obrigação de todo colaborador atuar com responsabilidade profissional, seja no relacionamento com pacientes, com outros colaboradores, parceiros ou provedores de serviço, sempre de acordo com códigos de conduta específicos de cada área profissional de atuação.
A companhia está comprometida com um tratamento não discriminatório a cada um dos seus colaboradores. Os processos de avaliação de desempenho e de recrutamento de profissionais são baseados na ética e no profissionalismo.
O respeito aos nossos colaboradores também se reflete no estabeleci-mento da estrutura adequada (políticas, procedimentos, processos e tre-inamentos) relacionados a Segurança no Trabalho, Segurança Ambiental e Saúde dos colaboradores em todas as unidades e, quando aplicável, também extensivo a nossos parceiros de negócio.
O Richet está comprometido com os mais altos padrões de ética e integridade nos negócios.
O Richet estabelece relacionamentos confiáveis, baseados no diálogo aberto e cooperação com seus stakeholders-chave, incluindo acionistas, governo, fornecedores, imprensa, operadores de saúde, corpo clínico e clientes/consumidores.
A companhia reconhece que o relacionamento com os stakeholders é uma relação de interdependência, uma via de mão dupla. Acreditamos que o compartilhamento de valores, buscando alinhamento de interesses e criação de laços duradouros, possibilita o fortalecimento de relacionamentos sustentáveis.
CANAIS DE DENÚNCIAS DO RICHET MEDICINA & DIAGNÓSTICO:
Telefone: 0800 877 8031 (de segunda a sábado, das 8h às 20h)
Site: canalconfidencial.com.br/canalconfidencial
E-mail: canaldedenuncias@rededor.com.br