O Covid-19 está se espalhando com uma velocidade sem precedentes. O número de casos vem dobrando dia após dia. Portanto, as medidas de confinamento determinadas pelo Ministério da Saúde impedem que o vírus se propague rapidamente. A quarentena evita que o sistema de saúde e as redes de atendimento entrem em colapso e também salva a vida de muitas pessoas, sobretudo idosas.
Essas medidas foram tomadas tardiamente na China, na Itália e nos EUA, o que explica a evolução drástica em tão pouco tempo, e que levou os três países ao topo do ranking do número de casos confirmados e mortes. Por isso, quanto mais respeitarmos e seguirmos as orientações do Ministério da Saúde e das demais secretarias, unidades, agentes e profissionais de saúde do Brasil, mais chances temos de reduzir os impactos causados pela disseminação do vírus. Lembre-se que cada um de nós possui responsabilidade por toda a sociedade nesse momento.
Você pode acompanhar pelo Mapa do Coronavírus (Covid-19), do Google, que mostra os números atualizados do Brasil e do mundo:
https://google.com/covid19-map/?hl=pt-BR
O protocolo do Ministério de Saúde determina que os hospitais deem prioridade para atendimento a casos graves. Isso significa que, se você apresenta apenas sintomas leves, o ideal é que você não vá às unidades hospitalares. Os sintomas ainda são muito vagos, pode ser que você não esteja contaminado, e ir a um hospital acaba sendo um grande risco, por ser uma área de maior chance de contaminação.
Portanto, a orientação para esses casos de sintomatologia branda é ficar em casa, repousar, se alimentar bem e, se possível, manter contato com o seu médico para fazer tratamentos específicos, se necessário. Aguarde para ver se as manifestações sintomáticas se agravam; enquanto isso, procure ficar em isolamento domiciliar, evitando contato com as demais pessoas da casa para não propagar o vírus, caso você esteja realmente infectado.
Para se prevenir contra a COVID-19 e também outras viroses respiratórias, as principais medidas preventivas são:
Ainda que no momento haja certa dificuldade para encontrar o álcool em gel nas prateleiras de farmácias e supermercados, não devemos, em hipótese alguma, recorrer a produções caseiras.
Preparar álcool em gel exige instrumentos e matérias-primas adequadas e profissionais capacitados, elementos os quais não temos disponíveis em casa. Além disso, para que o álcool tenha função antisséptica, é necessária uma concentração ideal na fórmula: baixa concentração torna a solução ineficaz; alta concentração torna-a agressiva à pele. Em outras palavras, além de não funcionar também pode ser extremamente perigoso e causar sérios danos cutâneos. Portanto, os melhores produtos para higienizar suas mãos, provavelmente você já tem em casa: água e sabão.
O vírus da Covid-19 pode sobreviver por até três dias em superfícies a base de plástico, um dos materiais mais utilizados na confecção de embalagens de entrega de restaurantes e em sacolas de supermercado. Portanto, ao receber produtos em casa, certifique-se de higienizá-los da maneira correta antes de consumir ou armazenar. Você pode usar álcool ou misturar um litro de água com duas colheres de sopa de água sanitária. Umedeça um pano e passe nas embalagens.
O ideal também é que você entre em contato antes com o restaurante ou mercado para saber quais medidas eles estão tomando para combater o vírus em seus estabelecimentos. Isso vai te dar um pouco mais de segurança na hora de escolher onde realizar seu pedido.
Chamado de Pesquisa para Coronavírus (PCR Covid-19), o teste para detecção do vírus Covid-19 é feito através da pesquisa de fragmentos virais em amostras de secreções respiratórias. Segundo o diretor médico do Richet Medicina & Diagnóstico, Dr. Helio Magarinos Torres Filho, o teste é indicado apenas para pacientes sintomáticos, ou seja, que apresentam sintomas. Além disso, o ideal é que o teste seja realizado após o terceiro dia da manifestação dos primeiros sintomas.
Já a Sorologia para o COVID-19 é um teste diagnóstico que permite a detecção de anticorpos para o Coronavírus através de amostra de sangue venoso do paciente. É indicado quando há mais de 10 dias de sintomas ou quando ocorra suspeita de contágio há mais de 14 dias, ainda que esteja assintomático.
Não indicamos a realização do teste em pacientes sem sintoma, porque, neste caso, mesmo que o paciente já esteja infectado, a quantidade de vírus no organismo ainda é pequena, o que pode gerar resultados falso-negativos e até mesmo atrapalhar a conduta clínica.
Estamos realizando agendamento apenas para PCR Covid-19 (Pesquisa para Coronavírus RT-PCR em tempo real e PCR Xpert Xpress SARS-Cov-2).
Os exames sorológicos não precisam de agendamento e podem ser realizados em todas as nossas unidades. Exceto para coleta domiciliar, que é necessário agendamento prévio.
Os exames estão em processamento, porém, devido ao grande aumento da demanda de pacientes hospitalizados, nossas prioridades estão voltadas para amostras provenientes dos hospitais, o que pode gerar alguma demora na liberação de outros resultados. Agradecemos, desde já, a compreensão.